Um misto de sonho e história, localizado na Rua Jardim Botânico 414, o Parque Lage abriga a deliciosa Escola de Artes Visuais (EAV) que, além de cursos de formação de artistas, mediadores e críticos, abriga oficinas livres fornecendo bolsas a estudantes.

O ambiente delicioso formado por salões arrebatadores com um toque de desleixo típico do governo brasileiro, agora (juntamente à Casa França-Brasil) foi contemplado com auxílio de uma organização social presidida por Márcio Botner, artista plástico e fundador da galeria A Gentil Carioca (post sobre ela em breve) a quem ideias inovadoras não parecem incomodar – ao menos é o que sugere em entrevistas…

image

Além da Escola, o Parque é fomado por uma parte da Floresta da Tijuca, abriga um aquário em forma de caverna, uma caverna em forma de, bom, caverna mesmo, muuuuuitas jaqueiras, um bistrô/café/restaurante com comida gostosa, atendimento lento e preço salgado – um pouco menos pros estudantes e funcionários da casa -, muuuuito espaço pra intervenções, sessões de fotografia e, quem diria, espaço para exibição de arte de alunos e artistas consagrados no casarão e nas cavalariças (préexistentes à construção da mansão eclética de Henrique Lage para sua amada esposa cantora lírica e glamurette festeira italiana).

Há muito a se descobrir entre os arvoredos, os trabalhos artísticos e a maravilha arquitetônica da construção em questão, além dos cursos, palestras e performances que vêm despertar o lado mais libertário e questionador de cada um de nós.  O Parque Lage sempre vale a visita, mesmo num domingo lotado em que as exibições se transformam em feiras e a piscina interna em cenário fotográfico lotado de carrinhos de bebê e selfies ululantes. pode fugir pro parque! de clima arejado – ah, não esqueça o repelente pois os mosquitos não respeitam nem as calças! – e promessa de descobertas fascinantes, seja um passeio pela obscura lavanderia dos escravos, um picnic no gramado ou uma trilha até o Cristo Redentor, a visita recompensa o cansaço.

E não esqueça as galerias, que visitarei e, em breve, contarei mais a vocês a respeito. Ah, e se você for estudante e tiver se coçando pra fazer um curso de arte, corre lá no site da Escola de Artes Visuais e se inscreve pra concorrer a uma bolsa. *:

image