Comprei, finalmente, o recém lançado livro da Secretaria de Cultura em conjunto com o Governo do Estado do Rio e resolvi escrever uma crítica para vocês.

Bem diagramado, colorido e com uma divisão bem legal por regiões, além de um mapa removível com legendas que vão de arte urbana a tradições ciganas. as páginas são divididas em textinhos com fotos e esse belo guia perde somente no conteúdo.

Apesar de conter resumos decentes, possui diversos erros como a localização do Museu de Belas Artes ou a confusão entre livraria e biblioteca localizada na Casa França-Brasil. esse mapa de cultura razoavelmente bem escrito de 35 reais (até 25 seria mais que suficiente por ele) peca gravemente nas versões inglesas que acompanham cada um dos pequenos textos descritivos.

Fica a impressão de uma escrita desconfortável, feita por um tradutor eletrônico sem levar em consideração as particularidades da língua inglesa, perdendo toda a beleza presente no texto original. A secretaria poderia ter gasto os prováveis milhões que recebeu para conceber essa tiragem de 5 mil exemplares com melhores traduções e checagem de dados mais apurados.

Um gracejo, contudo, para as fotografias e a produção gráfica, além, da já mencionada bela diagramação. Em suma, válido pra quem quer preencher sua coleção de cultura, comprar mais um livro bonitinho pra mesa de centro, ou ainda, fazer pequenas consultas sobre acontecimentos e espaços culturais do rio e tiver 35 reais pra torrar.

Não concorda? Escreve aí, vamos conversar!