No último sábado, o Sinestesia deu mais uma oficina em parceria com o Studio Criança no Espaço Itanhangá. Customizamos desenhos da personagem de Helen Pomposelli, a menina Keka, que cria uma relação com a história da moda a partir de chapéus que encontra no armário da sua avó. O livro é bem divertido e a oficina foi um sucesso.

A relação entre arte e moda é muito bem desenvolvida com esse tipo de atividade. As customizações ocorreram com pedaços de tecidos e aviamentos de costura, como botões e enfeites pequenos. É muito interessante observar as diferentes interações entre as crianças e o fazer artístico. As pequenas são mais sensoriais e não se importam muito com limites e linhas, ou mesmo com a coerência da ação com a imagem. As mais crescidas, contudo, se importam em respeitar as margens, combinar as cores e formatos e, é claro, fazer bonito.

O objetivo era customizar de acordo com o estilo próprio, o que gera um pensar sobre si mesma, para então, refletir no desenho. Além da proposta de utilização de sobras de material, como retalhos e botões sem uso, que gera discussões e pensamentos a respeito da sustentabilidade e das possibilidades de aproveitamento e ressignificação de objetos.

As meninas saíram de lá com mais contato consigo mesmas, além de desenvolver relações interpessoais, dividindo o material, aprendendo a esperar a sua vez e fortalecendo a percepção de ação como grupo. Adorei o caso das amigas simbióticas (nomenclatura que discutimos esses dias no meu curso de arte-educação), que são aquelas pessoas que parecem necessitar uma da outra para fazerem tudo. As famosas duplas que “nãosedesgrudamnemporumsegundo”. Impressionante como podemos perceber essa relação mesmo sem tê-las visto, apenas olhando seus desenhos, são quase complementares. Repare nas fotos abaixo.

De qualquer maneira, essas relações são importantes e devem existir como fases, para aumentar a percepção sobre si mesma e notar o olhar externo, do outro, como a filosofia de Jean-Paul Sarte propõe. Mas isso é assunto pra outro dia, vamos parar por aqui.

Beijocas e sábado que vem tem oficina de Mandala com Argila!

Lembrem-se,