Tempo de Leitura: 4 min 20 s

Bem-vindo, McFly! Você acaba de chegar ao dia 21 de outubro de 2015! A Sinestesia resolveu fazer o caminho oposto e rever o que os anos 80 trouxeram pros dias de hoje! Vamos?!

(Publicação atualizada em 01.08.2017)

Resultado de imagem para back to the future

“A década de 1980 foi quando a tecnologia pulou das páginas de ficção científica e caiu com um baque nas casas de pessoas comuns. Desde o Walkman da Sony até o computador pessoal e o Compact Disc, este programa traz um olhar carinhoso sobre a forma como a tecnologia da década começou a definir não apenas o que nós poderíamos fazer, mas também o que nós éramos.” 

Nat Geo

GRL PWR

Imagem relacionada

O empoderamento feminino é uma realidade. Assunto discutido de mesas de bar à congressos acadêmicos, as mulheres não aceitam mais os comentários machistas, as cantadas na rua, tampouco o tratamento abusivo cometido por muitos companheiros. O cabelão, as calças legging, baggy, as mangas morcego, o animal print e as cores vibrantes estão presentes no nosso cotidiano e vêm confirmar a afirmação feminina do controle sobre si mesmas, de suas carreiras e de suas vontades. Cindy Lauper já diria, as garotas só querem se divertir. E podem, e devem!

A Era Digital

“De volta Para o Futuro” foi um forte starter dessa cultura tecnológica e, sem ele, talvez não estaríamos carregando iphones nos bolsos. A era da comunicação, dos aparelhos celulares como extensões de nós, certamente, se inicia de forma massiva nos anos 80, com todo seu exagero. A “Vingança dos Nerds” estava somente começando.

O Respeito à Diversidade e ao Excesso – Cultura Queer

As travestis, transexuais e transgêneros ainda enfrentam preconceito, mas, nunca tiveram tanto espaço na mídia como hoje. Da maravilhosa Laverne Cox de Orange is the New Black ao reality show RuPaul’s Drag Race, essas divas estão criando todo um linguajar e uma atitude que, esperamos, vai formar gerações mais tolerantes, inteligentes e libertas. Não podemos esquecer, óbvio, do brasileiríssimo Ferdinando Show, que abre seu programa com apresentações drag, sem dispensar a barba. Beautiful!

Hoverboards x Skates

Ainda não temos os hoverboards (skates flutuadores), mas, o skate nunca foi tão popular quanto hoje, de rolés de long a meio de transporte limpo e ágil na cidade, ele dominou o coração de crianças e adultos. We S2 sk8!

Nike Mag x Nike Air Max

Nike Mag (tênis que se amarram sozinhos) saíram em 2016, um pouco depois do prometido pela Nike para comemorar o aniversário do filme. Abaixo, o vídeo de teste do tênis. Sneakerhead é o termo que se usa para viciados em tênis, diversos modelos se tornaram febre de consumo e esse colecionismo gera diversos questionamentos sobre afirmação social e a sociedade em que vivemos, com modelos que chegam a custar centenas de milhares (leia sobre sneakerhead e arte aqui).

 

Se tem uma coisa que os anos 80 popularizaram, foi o uso do tênis. Amplamente difundido hoje, a gente celebra o Nike Air Max, que desfila sem medo das ruas direto pras festas mais badaladas. Lançado em 1987, o sistema de ar dentro do solado propiciava mais conforto e, veja você, mais estilo, exibindo um pequeno decote pra quem quisesse olhar.

A música

O rockn’roll brasileiro apareceu de forma avassaladora nessa época, com o fim da ditadura militar e a crescente libertação em todos os sentidos, bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Blitz, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Kid Abelha, RPM, Legião Urbana, entre outras menos famosas, iniciaram suas trajetórias naquela época, criando hits que se mantém atuais. Além de grandes influenciadores mundiais, como Michael Jackson, Madonna e Cindy Lauper, pra citar alguns…

Entre outros absurdos merecedores de comentários

Podia anunciar um debate na eleição para presidente colocando uma arma na mão de cada presidenciável.

A sétima arte é grande influenciadora da cultura e merece nosso reconhecimento. Marty McFly e Doc ficaram gravados em nossos corações durante esses 26 anos e hoje, aparecem com tudo por festas, sites, blogs e cinemas pelo mundo. Entre previsões certíssimas e loucuras inalcançáveis, notamos o quão importante são imaginação e tentativas que geram esse tipo de filme.

A cultura nerd é hoje venerada até por grandes estúdios (com seus remakes de HQ) que disponibilizam “artistas cool” para aparições na Comic-Con e outros eventos relacionados. De volta para o passado, a gente deve agradecer muito a essa dupla dinâmica e a toda equipe responsável por uma das trilogias mais importantes da história do cinema e, quem dirá, da história da cultura pop mundial.

Valeu, McFly! Apareça sempre!

Fontes & Refs: