Como filósofa e, portanto, admiradora de livros, não poderia deixar de mencionar o Dia Nacional do nosso queridíssimo livro, hoje, 29 de outubro.

 

livro

O Dia do Livro foi escolhido como data devido à Fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, quando D. João VI trouxe milhares de exemplares da Real Biblioteca Portuguesa. Vale lembrar, contudo, que desde 1808, o Brasil já produzia seus próprios livros, sendo o primeiro deles, “Marília de Dirceu” de Tomás Antônio Gonzaga.

Pra comemorar essa data fabulosa, o Sinestesia recomenda a Flipobre, um evento sem distinção de público, totalmente aberto e incrível, do jeito que a gente apoia. A iniciativa começou com o descontentamento dos escritores Diego Moraes e Roberto Menezes ao perceber a enxurrada de bons escritores que não eram contemplados com a participação na FLIP, grande evento literário realizado na caríssima e bela cidade de Paraty.

Abismado pela quantidade de reclamações e choramingos dos escritores recusados, Diego, no ano passado, resolveu fazer a primeira edição da Flipobre homenageando Lima Barreto, enquanto, nesse ano, a homenageada será Maria Valéria Rezende. Abra o youtube dia 1º de novembro pra acompanhar as palestras e discussões.

A gente agradece e adora a utilização da web como impulsionadora de novas teorias, conversas, debates e descoberta de novos e promissores autores.

Viva o livro! (em todos os seus formatos)

 

Fontes:

  1. Dia Nacional do Livro
  2. Flipobre