Ufa! Esse final de semana, nem a chuva segura! Tem programação pra todas as idades, gostos, jeitos e vontades, da FLUPP na Babilônia à peça teatral no Parque de Madureira, passando pelo Distrito Criativo Bhering. Vem que tem!

 

Semana Design Rio

A semana traz à tona o melhor do design da cidade e, dentre os muitos eventos que nos proporciona, em sua 3ª edição, destacamos os seguintes:

Distrito Criativo Bhering

A antiga fábrica de chocolate, hoje pólo de arte, traz uma programação que inclui exposições, oficinas, projeções, atrações musicais, moda mobiliário e gastronomia. A entrada é 0800 e conta com diálogo aberto sobre o papel do design nas mais diversas áreas de produção e conhecimento.

Acarajazz

A festinha gratuita tá garantida hoje no Largo de São Francisco da Prainha,a partir das 18h, o som começa!

Oficina de Graffiti

O SÓNACORRERIA em parceria com o Coletivo TRAMA oferece hoje, às 15h no Bosque da PUC, uma oficina de graffiti.

Palestra Cadernices

Ana Freitas ministra palestra gratuita sobre o uso de cadernos como método de criação e pesquisa. Delícia!

————————————————

Lançamento da Coleção Cápsula da Zellig

Aproveitando o embalo do Design, convidamos para o lançamento da coleção cápsula da marca de anéis Zellig, pra quem tem estilo nas mãos… Incentivemos a economia criativa e local! #agenteadora

————————————————

Festival Encuca FACHA

O Encuca é o maior evento cultural desenvolvido por alunos com apoio e incentivo dos professores da instituição. A ideia é abrir um espaço para promover a cultura, dando oportunidade aos artistas da casa e possibilitando a exposição de suas artes. Toda forma de arte é válida! É hoje!

————————————————

Segura O Grave

A festa pra quem gosta da sonzeira delirante completa 1 ano e comemora em grande estilo, no Clube Democráticos. Separa o din, porque o ingresso mais barato custa 50 dilminhas!

————————————————

Festival Multiplicidade

O 20º Festival Multiplicidade (evento com foco em música, arte e tecnologia) realiza sua última ação de 2015 com uma Multiocupação no Planetário da Gávea e no Parque Lage, esse fim de semana. Grande parte da programação tem entrada gratuita e atividades culturais como shows e exposições.

No Parque Lage – que é ocupado pelo terceiro ano seguido – acontecem apresentações musicais que buscam atrair o público por sonoridades em instalações, performances e workshops. Os visitantes também podem participar de diálogos abertos com os artistas sobre processos criativos e cruzamentos entre arte, tecnologia e sociedade.

————————————————

Ainda no Parque Lage, rolam as Conversas na Piscina,  transformando-na em espaço de descobrimento do público em relação às pesquisas, os processos de trabalho e os interesses dos artistas da programação. Dia 9, a conversa é sobre dança.

————————————————

Curta Cinema 2015

Até quarta-feira, 11, os cariocas podem conferir 280 produções nacionais e internacionais no 25º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.  As exibições acontecem em diversos pontos da cidade com entrada grátis. O México é o país homenageado dessa edição.

Confira a programação.

 ————————————————

Festival Panorama

O festival investiga a relação da dança com o texto e com a passagem do tempo com artes do corpo, dança e performance. Atrações estrangeiras e brasileiras, com espetáculos, palestras, oficinas e outras atividades em linguagens diversas que se destacam na cena contemporânea mundial. As apresentações têm preços acessíveis com ingressos até R$30. O festival acontece até o dia 15.

Nossas dicas:

06/11_ An Evening with Judy, de Raimund Hoghe – Sala Cecília Meireles –

07/11_ Isto é sobre liberdade – Companhia de Dança Teatro Xirê – Parque de Madureira

————————————————

Feira Literária das Periferias – FLUPP

capa o evento

A 4ª edição da FLUPP vem pra mostrar o quanto as periferias tem de cultura e inteligência de sobra. Dividida em FLUPP Pensa, FLUPP Parque e a FLUPP  propriamente, a programação é extensa. Com Poetry Slam, interação com as escolas e homenageando a grande Nise da Silveira, conta, ainda, com games interativos de literatura e até o Trono de Ferro de Game of Thrones. Até domingo, no Complexo Babilônia/Chapéu Mangueira.

————————————————

Festival da Guanabara

Entre os dias 06 e 08, a Ilha de Paquetá recebe o Festival Guanabara como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. O evento ocupa o bairro mais charmoso do Rio com arte e cultura.

A programação traz roda de samba, passeio fotográfico e, claro, roteiro de pedaladas pela ilha com as bikes (símbolos do local). Se programe!

———————————————— 

Madrugada no Centro

O CCBB, mais uma vez, recebe o projeto que quer resgatar o perfil boêmio do Centro do Rio, com a Soul de Santa, a cantora Negra Gizza, o live de Folakemi e a Fanfarra Black Club, além da participação de dançarinos. É de graça, mas tem que pegar senha à partir das 20h.

———————————————— 

Santa Reggae Music

Sábado, à partir das 16h o reggae rola em Santa Teresa. A preços convidativos, pra quem gosta do som do amor.

————————————————

Tiradentes Cultural: Ocupação Novembro

À partir das 14h de sábado tem oficinas, performances e muita música e arte de graça na Praça Tiradentes. Vamos ocupar a cidade, gente! #vemprocentro

SOFÁRAOKÊ

O Sofáraokê, trabalho/ação do OPAVIVARÁ Coletivo ocupará o stand da A Gentil Carioca, este sábado na Praça Tiradentes, mesmo com chuva!

————————————————

 BIG UP #4 no Porto Pirata

Com muito orgulho e respeito, a gente convida pra curtir o som pesado sem fim no Porto Pirata esse domingo. Se você ainda não conhece a VM, tá na hora.Levemos cultura, arte e informação pra todos os cantos da cidade! Viva VM!

A festa ocupa o Baixo Garage com Sound System, Dança, Graffiti, Esporte e Comida Jamaicana.

De graça!

————————————————

TANGOLOMANGO 2015 – Rio Conexão Internacional

Promovendo trocas culturais entre artistas, o Festival se apóia na generosidade intelectual e social. A entrada é gratuita, no Circo Voador, o coração da Lapa.

A dica é da nossa leitora, a antropóloga Carol Delgado, que incentiva o #escambotangolomango, como um esquenta para a apresentação do espetáculo final, no Circo Voador. Ela completa: “A ideia surgiu da vontade de inserir o público na metodologia artística do evento, baseada na troca cultural. A vontade é que todos experimentem o processo de construção de novos significados a partir de encontros e intercâmbios de experiências culturais.” Imperdível, né?

O escambo começa às 18h e, não se esqueçam, todos temos artistas dentro de nós, mesmo que adormecidos e necessitados de um empurrãozinho. Quem sabe esse não é o seu?

————————————————

Expo Giunto

Pros amantes de fotografia, a dica é a Expo Giunto, uma iniciativa linda que une fotógrafos, entusiastas e curiosos pra apreciar e conversar sobre essa arte tão difundida. No pátio de uma bela casa na Rua Alice. Domingo é dia de troca!

————————————————

Jazz no Morro – Gilda no Cantagalo

Todo domingo tem jazz no morro. Tem, sim, senhor. Evento que está se tornando um clássico de domingão, pra quem ama boa música e um pôr-do-sol de tirar o fôlego!

————————————————

 

Parabéns, você chegou até o final! Tá fazendo o quê em casa ainda? Se programa e vai pra rua! Depois vem contar pra gente detalhadinho como foi, qual caminho você usou, se foi fácil de achar e se você se acabou por lá.

Tire fotos, divulgue nossa programação e comente, também, se não gostar de alguma coisa! Colaboração e carinho são as nossas metas. Ocupemos e criemos arte e cultura!

 

*Feito em colaboração entre Vini Rodrigues e Bia Salomão.