Até dia 29 de novembro, esse domingo, você pode conferir a FILE ANIMA + GAMES RIO 2015, com games interativos pra todas as idades e gostos, no Oi Futuro Flamengo. Nosso destaque se limita ao primeiro bloco de jogos, que utilizam Oculus Rift. Na instalação “Swing”, dos artistas Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, você se senta num balanço e é levad@ a um jardim fantasioso com diversas nuvens, pipas e árvores dançantes, assim que começa a balançar…

“The Night Café”, nossa favorita, é baseada em algumas pinturas de Van Gogh, criando uma espécie de mundo virtual do artista. Começamos pelo quadro de nome homônimo ao da instalação e, com controle de videogame, passamos pela mesa de sinuca, pelos pontos de luz e pelo bar, entrando em outra sala, em que encontramos a famosa cadeira de seu quarto, até chegar a seu irmão Théo, ao piano, e Vincent andando e tomando bons drinks. Sentimos falta de interagir, mas, logo a mediadora nos indicou olhar para cima na janela à frente, nos presenteando com a “Noite Estrelada” em movimento, fluida, girante e um pouco enlouquecedora. In-crí-vel!

 Aviso! Pode causar vertigem, tontura e baixar a pressão de algumas pessoas. Mas é muitooo legal!

 

2002

Vem cá, você já foi ao Oi Futuro? Voltado para as Telecomunicações, mas com foco em arte e tecnologia, expandiu seus centros culturais ao inaugurar, em 2005, a unidade na Rua Dois de Dezembro, no Flamengo, onde se localizava o Museu do Telephone. Peraí, Telephone? Pois é, não foi só a língua portuguesa que mudou nos últimos séculos… Foca aqui, vai! Certeza que vai curtir…

2001

Comecemos do princípio! Há alguma controvérsia com relação à invenção do nosso querido telefone, se foi Antonio MeucciAlexander Graham Bell ou outra pessoa… Independente da autoria, a revolucionária invenção chegou ao Brasil por D. Pedro II (amante de novidades)  em 1877 – que conheceu a versão de Graham Bell na Exposição do Centenário da Independência dos EUA um ano antes.

 

 

Em 1919, por sua vez, uma das primeiras estações de telefonia do país foi instalada num casarão impecável na Rua (olha só!) Dois de Dezembro. Naquele tempo, a tecnologia era restrita, as pessoas precisavam ir até estações ou locais que possuíssem telefones e pedir, pela linha, que a telefonista fizesse a ligação com o outro telefone…

200

Tá dando ainda mais valor ao seu companheiro de todas as horas, né? Realmente, os celulares parecem até indispensáveis… Nunca estivemos tão conectados, informados e rastreáveis, como hoje. E você pode ver vários modelos de orelhão*, telefones e celulares que existiram e ainda existem… O Museu das Telecomunicações é exposição fixa no Oi Futuro, a entrada é gratuita e você recebe um par de fones pra curtir o que quiser da exposição, enquanto conhece um pouco da história e das tendências da nossa comunicação. Vale a visita!

2003

Agora que você entendeu tudiiinho, não esquece de voltar aqui e nos contar como foi a sua experiência sinestésica nesse museu interativo iradíssimo! #sinestesiaindica

________________________________

*

Isso é um orelhão! Servia pra comunicação pré-celular…