O Oi Futuro Flamengo, localizado na Rua Dois de Dezembro, no Bairro do Flamengo recebeu o Sinestesia numa visita especial mês passado, como sempre, trazemos os segredos e as descobertas desse espaço que alia tecnologia a história, sem deixar de lado a arte contemporânea e a relação com a cidade e seus habitantes. Imperdível!

 

Outras Portas da Percepção de Arthur Omar

São quatro andares dedicados a exposições itinerantes de arte contemporânea. Até dia 1º de maio, eles são ocupados pelas fotografias de Arthur Omar, numa exposição delicada e íntima que nos convida a abrir as portas da percepção, relendo obras consagradas, reinterpretando e inserindo elementos da literatura e do cotidiano envolvidos por uma camada de loucura e devaneio.

Com disposição minimalista e curadoria de Alberto Saraiva, a mostra discute o uso de mescalina, a importância da fotografia, da história da arte e dos grandes escritores sempre permeada pela relação entre o uso de entorpecentes e a criação da obra de arte.

Dentre esses grandes escritores, citamos Aldous Huxley que, através de seus livros “As Portas de Percepção” e “Céu e Inferno”, narra suas experiências com substâncias alucinatórias durante a ingestão de mescalina como um dos meios de conhecer “antípodas da mente” (áreas desconhecidas, o inconsciente).

Em ambos os títulos, o autor faz alusão ao poeta William Blake, provindas da citação:

“If the doors of perception were cleaned everything would appear to man as it is, infinite.”
“Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito.”

Huxley afirma que a mescalina altera a percepção, tornando perceptíveis as coisas que o cérebro ignoraria em seu estado normal (por serem inúteis a sobrevivência). Interfere, possivelmente, no sistema enzimático, diminuindo a eficiência do cérebro como válvula reguladora de informações percebidas.

Abaixo, fotos da exposição de Arthur Omar.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer saber sobre as ações do Programa Educativo e nossa visita ao Museu das Telecomunicações? Clica AQUI!

 

Serviço

  • Oi Futuro Flamengo
  • Funcionamento: Terça a Domingo de 11h às 20h
  • Entrada Gratuita para as Exposições
  • Ingressos do Teatro disponíveis em Ingresso.com