O Instituto de Responsabilidade Social da Oi [Futuro] ocupa o prédio que abriga o Museu das Telecomunicações, salas expositivas, teatro, cinema, biblio_Tec, mediateca/centro de pesquisa e um programa educativo fortificado e eternamente em busca de melhoria e amplitude.

O teatro exibe espetáculos infantis e adultos. Ah, você pode desfrutar do último andar do prédio, com uma varanda aberta e o Café Baroni,sem esquecer da obra exposta na vitrine antes da entrada do prédio e da sempre presente e sempre cambiante foto que recobre sua fachada.

 Sobre o Programa Educativo

Além de visitas, são desenvolvidas ações continuadas em diversas escolas do Rio de Janeiro,  o Programa Educativo conta com a diretoria da museóloga, que nos recebeu e muito bem acolheu, Bruna Cruz. As ações educativas de 2016 têm foco nas escolas do entorno do museu, buscando concretizar trabalhos de arte, discussão e pensamento com alunos que estudam próximo a ele. Tivemos o prazer de participar de uma visita técnica ao museu com a Rede de Educadores em Museus (REM-RJ) numa segunda-feira de março, quando costuma ficar fechado, então pudemos ver absolutamente TUDO!

 

O Educativo conta com quatro eixos que norteiam e dirigem todas suas ações, são eles:

  • Acessibilidades e Diversidades;
  • Comunicação Humana;
  • História das Telecomunicações;
  • Redes e Rizomas (baseado nos conceitos de Deleuze e Guattari);

Lembrando que todos eles são interconectados e cambiantes entre si, esse último foi o foco utilizado na nossa visita, inclusive, com a apresentação de um belíssimo gengibre, telefones antigos e um aparelho de comunicação feito de funis e plástico para discussão e interação do grupo, ou melhor, da rede.

Atualmente, adicionou-se mais um tema de pesquisa e estudo, o Design. Esse ano de Olimpíadas conta com propostas relacionadas a ela, como corpo tempo-espaço.

Há, ainda, trocas com professores, comunicadores e influenciadores mensalmente nos Encontros com Multiplicadores, além da criação de um blog  que busca narrar suas dificuldades e glórias e, como o Sinestesia que vos fala, democratizar o acesso e promover a diversidade. Os encontros mediados prezam a troca de ideias, o pensamento horizontal e o uso de objetos para estimular a interação entre @s participantes.

Sobre o Museu das Telecomunicações

O andar dedicado ao Museu das Telecomunicações apresenta história, literatura e jogos com muita tecnologia e dispositivos interativos. E, ah, é de graça! Aqui vai uma prévia estrelada pela divertida Renata Fontes Freire, que mediou nossa visita junto à carismática Ingrid Crespo.

 

Para mais informações a respeito de Telefones e Comunicação, veja nosso artigo sobre Realidade Virtual quando a FILE ANIMA + GAMES RIO 2015 tomou conta do prédio em novembro de 2015 e se quiser saber sobre a exposição Outras Portas da Percepção de Arthur Omar, só clicar no link.

Serviço

  • Oi Futuro Flamengo
  • Funcionamento: Terça a Domingo de 11h às 20h
  • Entrada Gratuita para as Exposições
  • Ingressos do Teatro disponíveis em Ingresso.com