Tempo de leitura: 2min e 30s

No último domingo, realizamos uma ação sensorial para crianças no Mundinho Geek, um evento voltado para a família que ama cultura pop e busca novas formas de diversão e conhecimento, famílias assumida e orgulhosamente nerds. Pra fazer uma atividade interativa e sem bagunça, escolhemos reaproveitar materiais e fazer um trabalho de upcycling, ou seja, reciclagem criativa, dando novos usos àquilo que iria para o lixo.

biasalomao sentidos sinestesia sinestesiamutante curadoria

Inspiradxs em Maria Montessori e Lygia Clark, queríamos fazer uma ação que instigasse a imaginação e os sentidos, tanto das crianças, quanto dos adultos, então, montamos 15 garrafas, 2 luvas e 1 móbile de chaves, cada um deles trabalhando sentidos diferentes, tato, audição, visão e até olfato.

céu

Como queríamos uma brincadeira sem sujeira, tudo foi bem lacrado e vedado pra não derramar nem melecar ninguém, sendo que penduramos todos os objetos em fitas na altura das crianças, pra elas poderem chacoalhar, mexer, apertar e virar bastante.

princesa leia e a garrafa

Nem precisamos dizer que foi um baita sucesso, né? Teve criança se apegando, querendo levar pra casa, voltando diversas vezes, curtindo uma garrafa só durante um bom tempo, teve vovó perguntando como fazer, papai explicando pra filha o que é obra de arte, crianças dividindo as garrafas e descobrindo juntas; a recepção e a interação foram incríveis e não paramos um minuto sequer.

As luvas com geleca foram, sem dúvidas, as estrelas da atividade. Reforçamos com duas luvas, que diminuem um pouco o contato com a geleca, mas tornam a experiência mais segura e limpa, sem perder a graça.

beibes

Além de manter as crianças ocupadas, essa ação ajuda a desenvolver a percepção sensorial e a aptidão artística. Com certeza, elas vão curtir mais a próxima vez que forem a um museu ou espaço de arte. E você nem precisa amarrar com fitas, pode colar e vedar bem a tampa e dar pra elas descobrirem e experimentarem.

biasalomao children babies activities senses

 

Percebemos que essa atividade é legal pra crianças até 6, 7 anos. Acima disso, elas gostam de jogá-las longe e lutar com elas, ou simplesmente não se interessam muito. Pra bebês é maravilhoso e pra criancinhas de 3, 4 anos é uma descoberta sem fim.

O que acharam? Aqui você aprende o passo-a-passo das nossas garrafas pra você se inspirar a criar as suas. Dá um pulo lá e não deixa de ver as fotos aqui em baixo que tão uma explosão de fofura! (<


Comentem, questionem, falem com a gente o que acharem e o que quiserem ver por aqui!