Tempo de leitura: 1min e 30s

Sabemos que a cultura do excesso estadunidense não é estranha a colecionadores. Na verdade, ela costuma formar verdadeiros acumuladores. Desde os Fresh Dressed, documentário maravilhoso sobre a ascensão da moda hip-hop desde os anos 70, o número de aficionados (sneakerheads) por tênis não pára de crescer.

Tendo essa questão em mente, a artista baseada em NY,  CJ Hendry, comprou um par de Nike Air Mags, tênis-desejo que custa 9.000 dólares (mais especificamente, 8.700 verdinhas gringas!)  e fez um vídeo em que mergulhava sua ponta em uma grossa camada de tinta preta. (veja aqui em abaixo!)

Em seguida, ela divulgou o vídeo online e, após receber muitas críticas de caráter quase religioso, anunciou que venderia um gigantesco desenho P&B do tênis com a tinta pingando em um leilão da Scope Art Fair, transformando o dinheiro arrecadado em sapatos para as crianças carentes da cidade. O conjunto da performance foi pensado em conjunto com The Cool Hunter.

Que tapa na cara da sociedade, ein, CJ?

Nós ficamos enlouquecidxs com essa obra de imenso valor para a crítica contemporânea. Sem contar no ultrarrealismo e no movimento que o trabalho apresenta. Destrincha e explicita uma série de pensamentos, ideologias e críticas a nosso sistema de consumo exacerbado convivendo lado a lado com a pobreza e a miséria.

A obra lhe rendeu 130.000 dólares e ela agora se ocupa em comprar aqueles tênis que havia prometido no início do artigo.

Parabéns pela ousadia, coragem e crítica da artista. Fica de olho, porque ela tá só começando e conheçam mais sobre o seu trabalho incrível abaixo! Em breve, a gente fala mais sobre arte contemporânea transformando realidades.

Fonte: