Tempo de leitura: 1min e 45s

Amanhã, dia 29 de agosto, estreia a ocupação total do Festival Multiplicidade no Oi Futuro Flamengo. O evento de lançamento conta com performance de Matheus Leston às 20h30 e inauguração da mostra do ilustre músico Hermeto Pascoal.

Ao tentar acessar alguns arquivos em seu computador, o curador da mostra, Batman Zavareze encontrou um bug que não o deixava visualizar seus trabalhos. Esse acontecimento o levou a desenvolver a temática do evento, que gira em torno do ato de ERRAR.

Pensando além da problemática, trabalhando a potência do Erro, o quão necessário ele é para que se atinja o sucesso. Afinal, o que é uma vitória senão uma coleção de erros?

20160823_105816[1]

Uma das obras que já está aberta ao público desde 18 de julho é “O Jardim de Joaquim”, de Tomás Ribas, uma sala escura com fumaça e um ponto de luz que parece levar-nos para outro plano, um misto de geometrias ousadas, jogo de luz e sombra e misto de percepções. Essa obra tem uma característica sinestésica que une olfato, visão, tato e memória de uma maneira pouco usual.  Curte o vídeo abaixo num experimentação do Programa Educativo do Museu logo a seguir.

Em entrevista para o Oi Futuro, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal fala um pouco da sua capacidade de extrair som de, praticamente, qualquer objeto. A programação promete, ainda, uma visita mediada pelo artista na tarde do próximo sábado, 03 de setembro.¹

“folha de papel é a minha mente, ela não se acaba nunca, está sempre branca. É como se fosse uma nascente. Água, água… Quando a gente tira água de uma nascente, ela vai gostando mais  e vai nascendo mais água. A minha mente é assim porque Deus me fez assim. Pra mim o importante é não premeditar, deixar as coisas fluírem. A mente é o que transmite para o corpo tudo que vem do céu, das galáxias. Viver é a maior fonte de alegria e prazer.”

O Festival conta, ainda, com o lançamento de uma série no canal Brasil a partir do dia 7 de setembro. Com 10 episódios de 15 minutos cada, buscou-se revisitar diversos trabalhos já exibidos e estabelecer essa ponte entre arte, música e tecnologia.

O serviço completo, você confere abaixo. Não deixe de visitar!

SERVIÇO

  • Festival Multiplicidade no Oi Futuro Flamengo – ERRAR
  • Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, RJ
  • Abertura: 19h às 22h de 29 de agosto de 2016
  • Horário de visitação: 11h às 20h de terça a domingo até 11 de sembro
  • Entrada FRANCA

 

¹ Até o fechamento dessa edição, o horário da visita mediada com Hermeto Pascoal ainda não havia sido confirmado.