Esse domingo, nos unimos à Odyssee para oferecer uma Oficina de Upcycling gratuita no evento de resistência da Esdi, a Escola de Desenho Industrial da Uerj, localizada na Lapa.

Como muita gente sabe, o Estado do Rio de Janeiro se encontra, literalmente, falido, e a escola de referência seria fechada. Seus alunos, conhecidos pelo engajamento à Instituição, se uniram à sociedade para impedir que isso acontecesse, montando o evento LINDO que foi a Esdi Aberta no último dia 12.

Resolvemos, então, juntar-nos à querida Odyssee, marca queridíssima nossa, que  faz upcycling de resíduos eletrônicos e também acredita na economia colaborativa, para propor uma oficina de reuso criativo, ou upcycling, que é justamente o ato de retornar o que seria lixo ao ciclo de uso, mas dando a ele um up! O conceito parece bem simples né? E é mesmo.

Nosso objetivo foi mostrar às pessoas como reutilizar e ressignificar objetos cotidianos, como retalhos de tecido, garrafas de plástico e vidro, resíduos eletrônicos e todo tipo de coisinha que a gente costuma jogar fora sem pensar duas vezes.

O evento ainda contou com desconferência, palestras, um bazar MARAVILHOSO (meu deus, piramos!), oficina de colagem, renovação de grafites por dentro e por fora, abertura de entrada pelo Passeio – sim, agora não precisa mais dar aquela volta, é logo ali no Passeio, 80!), arte, ressignificação do local, cerveja artesanal, coquinha de vidro e umas comidinhas que, ai!

Foi incrível e ainda tem muito mais pra rolar. Na próxima segunda, dia 20, tem Mutirão de Limpeza da Oficina baphônica que eles tem lá. O objetivo é abrir, reocupar, reorganizar e dar um uso coletivo e contínuo pra ela e pra toda a escola. Vamos colar, gente? Colaborativo é mais gostoso!

Ah, dá uma olhadinha em como foi: