Descubra.ART é um processo de descolonização do olhar em relação ao espaço urbano, em que propomos a descoberta da rua a partir das invisibilidades cotidianas.

O que é imperceptível no corre corre de todo dia? O que passa por nós sem ser notado? As pessoas? As casas? As calçadas? Os detalhes?

Por meio de um andar calmo, atento, pela retomada analógica, percorremos antigos caminhos que se abrem a partir de olhares que se renovam, recontando a história de formação desses espaços e [re]construindo-a numa perspectiva que pesquisa, [re]conhece e [re]descobre.

Ressignificamos o formato colonizador do descobrimento substituindo seu caráter de dominação por relações de pertencimento e valorização da realidade e suas diversas percepções. Ao invés de dividir e conquistar, queremos somar para multiplicar.

A convite do Cine Mureta, construímos com a F.ugaz a exposição Shopping Chão em 8 cenas na Casa de Estudos Urbanos no dia 10 de agosto de 2018, junto do festival de curtas que acontece na rua que, esse mês, foi feito em parceria com o Foto Rio e tratou da temática das Remoções.

A F.ugaz, por sua vez, é um coletivo de mídia independente, uma produtora e tantas outras coisas. Um trio de jornalistas que se uniu para falar sobre assuntos importantes resgatando o olhar tenaz sobre situações reais.

Além dos fundadores, conta com uma rede de criadores de conteúdo multiplicando olhares e percepções sobre o que entendemos como jornalismo e fotografia, formando uma verdadeira comunidade analógica.

Escolheram as polaroides como meio, reinventando, num mundo cada vez mais digital, a fugacidade como método de trabalho e pesquisa.

O coletivo foi convidado a fazer e expor as polaroides na 8ª Edição do Cine Mureta, feita em parceria com a 11ª Edição do Foto Rio. As fotos foram feitas em duas caminhadas na manhã ensolarada do dia 27 de julho.

O tema, Remoções, não poderia ser mais apropriado. Momentos antes das fotos – essas mesmo, aqui expostas – serem feitas, equipes da Seop e da Guarda Municipal retiravam os vendedores e recolhiam suas mercadorias.

FICHA TÉCNICA

FOTOGRAFIAS F.UGAZ

CURADORIA & REALIZAÇÃO Descubra ART | F.UGAZ| MUTA | SINESTESIA MUTANTE

AGRADECIMENTOS Sandra | Erimilson | Erivaldo | Edmilson | Edgar | Claudia Rosa |  Casa de Estudos Urbanos

A Casa de Estudos Urbanos é um espaço de trabalho, convivência e ativismo compartilhado por empresas de arquitetura, arte contemporânea, produção cultural e empreendedorismo social localizada na Rua da Glória, colada à Escadaria Selarón, à Lapa e ao coração do Rio de Janeiro.

FOTOGRAFIA DE CAPA Thaisa Bianchi (@teabianchi)
SAIBA MAIS @descubra.art | @f.ugaz @casadeestudosurbanos